quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Colheita emocinal em escala amazônica

Por, Debora de Carvalho ( www.casmerim.blogspot.com )

Segundo a professora Rosalange do Nascimento, coordenadora da Escola Cruzeiro onde foi realizado o Tela-rodante, em julho de 2009, as crianças da escola apresentaram nos últimos dois meses um aproveitamento disciplinar muito superior ao dos anos anteriores, após a oficina de vídeos realizada no mês de julho de 2009 pelo Tela-rodante.

Como a primeira oficina consistiu em caminhadas pela floresta para identificação de plantas e sementes a serem utilizadas na confecção coletiva dos figurinos dos vídeos, os alunos começaram a perceber melhor o próprio meio ambiente.

O valor estético da floresta foi agregado ao cotidiano dos alunos, que se sentem agora mais responsáveis em proteger a natureza e mais valorizados, enquanto cidadãos, dizendo-se todos “muito importantes por participarem de um vídeo publicado na internet”.

Segundo a professora Rosa, o aproveitamento de materiais orgânicos da floresta nunca foi realizado antes das oficinas, pelo contrário, era um material desprezado pelos alunos. Após o resultado dos vídeos, nos quais os figurinos são este material, a festa dos dia dos Pais e a festa da Primavera, anualmente celebradas pela escola, foram ornamentadas com estes materiais. Segundo Rosalange, os pais também se envolveram e ajudaram na coleta de sementes, paus e folhagens que serviram de enfeites.

Os vídeos realizados (colocar os nomes e endereços na net) foram exibidos na escola do meio urbano do município de Capixaba, o que causou grande repercussão. Dessa forma, percebemos a relevância da execução deste projeto, que visa valorizar as práticas culturais locais, promove a interação social e o reconhecimento do CEFLI enquanto uma entidade dinamizadora do movimento cultural local. Os alunos esperam ansiosamente pela próxima oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário