sexta-feira, 1 de abril de 2011

3ª edição TELA RODANTE Acre

 Por meio do incentivo do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuaiais, 7ª edição, realizamos uma Nova Experiencia de Tela Rodante na Comunidade da Fortaleza no Municipio de Capixaba-Acre.  Dessa vez, levamos as crianças da Floresta (da Comunidade) para uma Mostra dos Videos feitos por eles mesmos na Ediçao Anterior (tambem Incentivada pela FUNARTE) na Biblioteca de Rio Branco-Acre,  com a apresentaçao especial do grupo local : "Jabuti Bumba" e a intervençao do artista Xapuriense Clementino Almeida.

Viajamos pela estrada de terra, acompanhados por un sol nascente alaranjado, desde o ponto de encontro ubicado na Escola O Cruzeiro (Assentamento Sao Gabriel, Capixaba) para a Biblioteca Pública de Rio Branco. Da Floresta para Cidade.
Tempo de viagem: 2 horas aprox.

Começa a AVENTURA!!!
As crianças foram convidadas a participar da mostra realizada com os seus próprios vídeos. Disponibilizamos cámaras e máscaras para entreter o caminho!!!




Sala de Projeção da Biblioteca Pública de Rio Branco.
Mostra de Video para Crianças.
Registro feito por Polidoro (realizador de alguns videos da Mostra).

  Enquanto nos deleitávamos com a magia da projeção, o grupo Jabuti Bumbá esperava do outro lado da porta, pronto para ENTRAR na sala com suas cirandas coloridas!!!!  tres segundos para os creditos finais de URILURILU e...
JABUTI BUMBÁ... PREPARADOS..... AÇ
ÃO.........
Na Sala Escura: Os olhos saboreavam a textura da luz, da escuridão da Caixa Preta... As trilhas sonoras se recriavam ao vivo... 
JABUTI BAILOU COM  BOI.....
As crianças surpresas com a intervenção se levantaram das suas cadeiras, as luzes acenderam e os jabutis começaram a Festa.... Festa que fez todos bailar, e na Rua chegar.... Até os leitores desprevenidos que estavam concentrados em sua leitura, se levantaram para celebrar a Alegria que brotava desse grupo musical!

TEATRO SERES ENCANTADOS DA FLORESTA. Com motivo da Festa do Folclore, Rosa, a professora da Escola o Cruzeiro, nos pediu para encaminhar Tela Rodante a ajuda-los na preparação dessa especial FESTIVIDADE. Nessa ocasião, a oficina foi enfocada nesse pedido para interagir com a linguagem audiovisual proposto por Tela Rodante e projetar para a Comunidade no dia da Festa.
A dramaturgia, os figurinos, maquiagens e accesórios dos personagens, foram trabalhados pelas crianças...
 Contamos com a presença do Padrinho Luis Mendes, fundador da Comunidade, quem dramatizou CASMERIM, um ser da Floresta que se MANIFESTA.



No meio da Floresta os SERES se MANIFESTAM...

Um comentário: